Muitas vezes vejo as pessoas que estão prestes a ter uma recaída se lastimando. PARA COM ISTO!!!
Vitimismo
Ouvindo a Pílula do Evangelho, um trabalho que o Ricardo Melo e o Instituto Namastê realiza diariamente a bastante tempo, no dia 27/01/2020, se falava sobre a posição de vítima. Vou colocar aqui o vídeo do YouTube 1Pílulas do Evangelho – Cuidado com a Posição de Vítima…. Lá foi dito sobre o Vitimismo Aprendido, porém no link do instituto namastê, você consegue ter acesso ao grupo do telegrama e receber diretamente todos os dias esta pílulas. Lá dizia da posição de vítima que algumas pessoas se colocam sem nem mesmo perceber que estão se colocando nesta posição, diariamente.
Lá o Ricardo fala nesta pílula que a posição de vítima é quase como uma defesa que o ego frágil adota para lidar com alguns problemas da nossa vida, transferindo para um terceiro, a responsabilidade para da resolução deste problema. Muitas vezes é nossa a responsabilidade, por mais que achemos que nós não temos esta responsabilidade ou se sabemos que temos mas acreditamos que não temos força para resolve-los.
Ele explica também que a pessoa que se coloca na posição de vítima geralmente é aquela pessoa que se sente injustiçada por estar sofrendo determinado problema e que isto não é sua culpa ou que ela não conseguirá sozinha resolver tal problema. Esta pessoa geralmente transfere para um terceiro a responsabilidade pela resolução deste problema ou “aceita” ele, permanecendo como está, sendo vítima.
Trazendo isto tudo para o nosso problema que é o vício do cigarro, é completamente ao contrário do que precisamos, tendo em vista que para parar de fumar, uma pessoa no mínimo tem que chamar para si tanto a responsabilidade de parar de fumar, quanto assumir o compromisso consigo mesmo, sabendo que sofrerá determinados sintomas da crise de abstinência e que isto tudo é temporário e que vai acabar.
Neste mesmo assunto, o blog IPO Instituto de Psicologia Organizacional publicou um post de nome: 2VÍTIMA OU PROTAGONISTA, QUAL SUA POSIÇÃO DIANTE DA VIDA? e lá foi escrito bastante coisa, porém, uma das coisas ditas foi que é lindo nós deixarmos várias tarefas no automático porém, a nossa vida tem que ter alguém no controle. Nós devemos ser o protagonista da nossa vida.
Por que eu estou falando este monte de coisa que todos nós já sabemos? Simples. Todos os dias eu vejo várias pessoas que estão na luta contra o cigarro e a grande maioria destas pessoas, estão na posição de vítima e não de protagonista.
Poxa, pera lá. Você tomou a decisão de parar de fumar, está sofrendo os sintomas da crise de abstinência e mesmo assim, ainda quer se colocar na posição de vítima?
ISTO TEM QUE ACABAR AGORA!!!
Primeiro de tudo, quando você se pegar se vitimizando, se lembre que você está deixando o volante da sua vida sem motorista, esperando que alguém resolva algo que liguem com certeza resolverá por você, tendo em vista que não dá. Parar de fumar tem que ser feito por quem fuma, não por quem quer que você pare de fumar.
Quando você se pegar se vitimizando se lembre lá de traz, o que te motivou a querer parar de fumar. Se você criou a sua meta, volte a pensar no porque você está fazendo isto tudo.
Com certeza, se colocando no lugar certo (a posição de protagonista), aquela que você sabe o que quer e porque você parou de fumar, vai conseguir se manter longe desta porcaria de cigarro e quando aquela idéia “errada” vir, com certeza você terá muito mais força para colocar ela para fora da sua mente.
Quando decidimos parar de fumar, sabemos (pelo menos deveríamos saber) que não seria uma jornada fácil, nem muito menos leve. Nós sabíamos (pelo menos deveríamos presumir) o que iria acontecer conosco neste processo, prevendo e se preparando para conseguir ultrapassar o início da parada. Eu escrevi sobre o “poder” que adquirimos ao prever os sintomas que iremos ter no Dia 249.
Há também, na Meta Parar de Fumar, no item 6 e 7, como se fosse um índice das “Sensações Ruins” e das “Recompensas” que tive nesta guerra.
E mais, devemos sentir orgulho do que fazemos e não pena de nós mesmos. Quando você falhar e ter uma recaída, um “cafuné” não vai te livrar deste vício, por isto, assuma a sua escolha e, faça o que se propôs a fazer. Decidiu parar de fumar? ENTÃO PARA!!! (Dia 338)
Eu sei que isto não é unânime, mas eu recomendo fortemente uma preparação antes mesmo de parar de fumar, para conseguir colocar a cabeça no lugar, tomar consciência do seu vício e prever o que lhe aguarda, antes mesmo de parar de fumar. Por conta disto, acredito que criar e colocar em prática a meta Para de Fumar é algo que funciona e ajuda as pessoas que tentam. Escrevi sobre isto também no Dia 199.
De qualquer forma, força aí gente, vamos parar de fumar de uma forma plena, no comando da sua vida, fazendo o que você tem que fazer e sem se colocar na posição de vítima.
Bora realizar todos os nosso sonhos.
Força aí!!!
Falando sobre o cigarro.
Sem me vitimizar, vou seguindo sem nem lembrar de cigarro.
#acordeiatempo
Isto não me pertence mais.
Vitória
#NãoZereOApp
Desde 18 de março de 2019:
358 dias sem fumo,
14336 cigarros abaixo,
R$ 7.527 e 59d, 17:36 salvo!
#rumoaos365
Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.
Quem sabe, ele não queira ficar “SEM ME VITIMIZAR” comigo e somar mais um nesta guerra.
Minha noite de sono
Esta noite eu dormi no total 3h 28min, com 01h 29min de “Sonolento/Repousando”. Hoje eu não atingi o “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 63bpm e a média de ruído foi de 34dB.
Amanhã será melhor.
Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.
Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.
Até amanhã.
『Bora para o 360° Dia』
- MELO, Ricardo. Pílulas do Evangelho – Cuidado com a Posição de Vítima…. 2020. (08m26s). Disponível em: https://youtu.be/0IIYnjBte-k Acesso em: 11/03/2020. ↩
- IPO Instituto de Psicologia Organizacional. 2019. VÍTIMA OU PROTAGONISTA, QUAL SUA POSIÇÃO DIANTE DA VIDA? Disponível em: https://www.ipoinstituto.com.br/vitima-ou-protagonista-qual-sua-posicao-diante-da-vida/. Acessado em 11/03/2020. ↩
3 Pingbacks