Você tem idéia do poder que é saber como será o próximo passo?

Já pensou se você já soubesse?

Quando nós sabemos antecipadamente o caminho que será percorrido, fica muito mais fácil prever determinadas situações e também nos preparar para tentar driblar estas situações.

Imagine que você vá todos os dias até a padaria no mesmo horário. Esta padaria está a dois quarteirões de distância em um rua movimentada. No caminho, você já sabe onde é melhor para atravessar a rua, conhece os degraus que há na calçada e até conhece os vizinhos que diariamente cumprimenta. Quando chega na padaria, o atendente que já te conhece embrulha 3 pães dos mais torradinhos e lhe entrega sem nem você pedir. Você nem precisa pagar naquela hora porque este mesmo atendente anota na sua “conta” que uma vez por mês você paga.

Agora imagine você indo pela primeira vez nesta mesma padaria do parágrafo passado. Perde um tempão para atravessar a rua porque não conseguiu prever esta dificuldade. Tropeça num degrau da calçada, os vizinhos comentam entre eles que você é distraído. Além disso, quando chega na padaria, espera a sua vez e pede três pães dos mais torradinhas. Pega a fila do caixa, a maquininha de cartão apresenta um problema e você perde um tempão até que o caixa consiga troca a nota de R$ 100,00 que era o único dinheiro que você tinha no bolso.

Você consegue imaginar agora qual das duas formas de comprar pão é mais fácil. A de uma pessoa com mais experiência ou a de uma pessoa que está fazendo isto pela primeira vez?

As pessoas que conseguem efetivamente parar de fumar, geralmente não conseguem parar de fumar na primeira tentativa. Dentre outros motivos, as pessoas que tentam parar de fumar pela primeira vez, geralmente não tem nem idéia do que vai acontecer quando elas param. Até sabem que vão sentir vontade, mas não sabem efetivamente como é a experiência.

Daí a importância de criar a meta para parar de fumar. Escrevi sobre a importância desta meta e como escrever ela no Dia 199. Também escrevi como facilitar a execução desta meta no Dia 117.

Com a meta criada, você conseguirá prever pelo menos parte dos sintomas mais comuns na parada com o vício e já deixar descrito qual atitude você deverá ter em determinadas situação. O mais importante é que a solução para esta situação está sendo decidida quando você está fora do problema, provavelmente escrevendo com muito mais inteligência do que você teria na hora em que estiver na crise de abstinência.

Se conseguir escrever a meta antes de parar de fumar, poderá se beneficiar do período em que você está se preparando e assim, vai melhorando a meta e quando realmente parar de fumar, esta meta já estará muito mais afinada com a sua realidade. Sobre este período de preparação e como eu fiz o meu, escrevi no Dia 247.

Agora, realmente, o melhor de tudo é saber que estas reações que você terá são normais e que elas tem principio, meio e fim. Saber que este “ruim” não é definitivo e que para melhorar é só ficar sem fumar, ajuda muito e isto você saberá somente se planejar esta situação.

Assim, certo que você somente se preocupará em passar por este período, se arranhando o mínimo possível nos espinhos do caminho, lhe desejo:

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Entrei no elevador hoje e senti o cheiro de cigarro de uma pessoa que havia acabado de fumar. Percebi na hora o que eu fazia as pessoas passar e agradeço por hoje, somente cheirar o meu perfume.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

248 dias sem fumo,

4977 cigarros abaixo,

R$ 2.489 e 20d, 17:42 salvo!

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “PREVENDO O FUTURO” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 6h 22min, com 02h 17min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 57bpm e a média de ruído foi de 35dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 250° Dia