A cada dia que você não fuma, você acumula mais quilômetros de distância deste vício.

Acumulando distância do vício

Quando nós paramos de fumar, passamos por um período realmente muito complicado com as nossas crises de abstinência. Quem parou de fumar agora, está muito próximo do vício e por isto, vem aquelas perguntas na cabeça: Porquê parei de fumar agora? Eu vou realmente conseguir? Será que este foi o melhor momento? Dentre outras várias perguntas que passam pela sua cabeça.

Isto fica mais claro quando nós utilizamos como parâmetro, a comparação com distância real e medível. Imagine que a cada dia que você está longe do cigarro, ganha 1 quilômetro de distância. Com um ano sem fumar, você terá conseguido ficar 365 quilômetros, 2 anos igual a 730 quilômetros e em 3 anos, 1095 quilômetros. Somente depois de quase 3 anos teremos mais de 1000 km de distância deste vício.

Ok, agora saiba que nestes primeiros quilômetros, a estrada está com muita neblina. Você simplesmente não consegue nem imaginar como será o quilômetro seguinte. Com o passar do tempo, esta neblina vai se dissipando e você começa a enxergar cada vez mais o caminho à sua frente.

Com a inserção da neblina no exemplo, conseguimos exemplificar bem as pessoas que começam e terminam a sua tentativa de parar de fumar muito rápido. Não conseguem andar sem enxergar o que acontecerá no passo seguinte. Daí eu acredito que a criação e da meta, como explicado no Dia 199, pode ser bem útil, utilizando-a como guia que apontará a direção que continuaremos a percorrer, já que a visão está comprometida. Também justifica a previsão do que passaremos neste início de quebra de vício, como relatado no Dia 249.

Mas fica tranquilo, para quem está começando agora com a quebra deste vício, com poucos quilômetros, já se consegue conviver bem com os sintomas da abstinência. “No meu caso”, com 30 dias, já ficou bem aceitável conviver com estes sintomas. Eu relatei no Dia 30, nas “Sensações ruins”, que eu ainda sentia dificuldade em me concentrar, irritação, pigarro, sono durante o dia. Perceba que já no Dia 60, só havia pigarro e sono durante o dia nas sensações ruins. Isto se manteve assim até o Dia 173, quando retirei o pigarro da lista e o problema com o sono, nunca saiu da lista (rsssss).

Falando em sono nunca sair da lista, o meu problema com o sono provavelmente não foi por conta do cigarro. Ele pode até ter atenuado, mas talvez ele não tenha tanta culpa assim. E mais, talvez hoje eu não esteja mais nem dormindo tão mal assim. Vou ter que parar um dia e analisar todas as noites de sono, para eu ver como realmente está este problema como sono e provavelmente, retirar da lista.

Caso você queira ver os sintomas, quando começaram e quando terminaram, eles estão descritos na Meta Parar de Fumar, no item 6 e 7.

Resumindo tudo, com poucos quilômetros você já consegue conviver bem com os sintomas e começa já a colecionar repertório, experiência com as crises de abstinência e aprende a lidar com elas. A experiência e a quilometragem andam juntas.

A única coisa que você não poderá fazer neste período é fumar. Para ganhar estes quilômetros demora bastante, porém para zerar a quilometragem, basta ter uma recaída. É muito fácil e tenho que alertar que a grande maioria das pessoas que largam o cigarro, tem recaída e voltam a fumar. Logo, depois que parar, trabalhe a cabeça para não ter mais recaídas.

Há um post sobre a importância de identificar e modificar o que te fazia fumar no Dia 320. Com o tempo, isto vai ficando menos necessário no plano físico, porém, identificar as situações de potenciais riscos e trabalhar elas na sua cabeça antes de ocorrer, é de fundamental importância.

Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio você está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Hoje eu nem pensei em cigarros.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

376 dias sem fumo,

15060 cigarros abaixo,

R$ 7.907 e 62d, 18:00 salvo!

#rumoaos500

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “ACUMULANDO QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DESTE VÍCIO” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 7h 00min, com 02h 30min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 61bpm e a média de ruído foi de 37dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 378° Dia