Se vocĂȘ parou de fumar e acredita que o nĂ­vel do desafio estĂĄ baixo, pode beber. Provavelmente ficarĂĄ mais difĂ­cil se manter sem fumar.

Se parar de fumar, NÃO BEBA

A maioria dos dias eu vejo pessoas que param de fumar e querem beber. Elas tem a intenção de beber e relaxar e não de fumar, mas nós sabemos que uma coisa chama a outra. Quem estå parando de fumar, pode dar uma escorregada por ter bebido antes da hora.

O que mais vemos nos grupos de ex-fumantes Ă© a pessoa que sai, bebe e acaba nĂŁo aguentando a pressĂŁo. Consequentemente esta pessoa tem uma recaĂ­da.

Eu acredito que a dificuldade que uma pessoa enfrenta ao parar de fumar é enorme. Tanto é que quase 90% das pessoas que tentam parar de fumar, em menos de um ano voltam a fumar. Destes 10% que não tiveram recaída em um ano, hå muitas pessoas que acabam voltando também. Ninguém pode falar que parar de fumar é fåcil, muito menos quem nunca fumou.

Ok. Vamos todos fumar e beber logo e acabar com todo o sofrimento?

É uma boa opção, mas aĂ­ nĂŁo muda nada. Isto eu acredito que nĂŁo seja uma solução para o problema e sim, uma desistĂȘncia da solução. Vamos racionalizar um pouquinho sobre a histĂłria de beber e fumar, tentando desta forma, minimizar estas dificuldades e tentar facilitar nossa parada com o vĂ­cio.

Primeiro de tudo, quando paramos de fumar, jĂĄ Ă© diminuĂ­da a liberação da dopamina no nosso cĂ©rebro, fazendo com que nĂłs fiquemos pelos menos uns 2 ou 3 meses com um estado mais “triste”. Cada pessoa responde de uma forma, mas geralmente se fica mais predisposto a depressĂŁo ou pelo menos, uma tristeza um pouco mais forte neste inĂ­cio da parada do vĂ­cio. Caso vocĂȘ queira ler mais sobre isto, escrevi no Dia 221.

Quando paramos de fumar, geralmente nĂłs jĂĄ ficamos mais agressivos, impulsivos e tendo crises de humor a todo o minuto. É um Ă©poca muito difĂ­cil e este quadro se torna mais corriqueiro do que qualquer um possa desejar. Escrevi sobre isto tambĂ©m no Dia 277.

Como podemos ver, só a junção destes dois sintomas já se tem um quadro de uma pessoa no mínimo “perigosa” (rssssss). Juntando a isto, estamos todos ansiosos por conta da parada de fumar, e resolvemos sair com os amigos para beber e relaxar.

Se vocĂȘ fuma desde novo como eu fumei, provavelmente deve ter fumado todas as vezes que bebeu na sua vida. Esta Ă© a realidade da grande maioria dos fumantes, pois geralmente, começamos a fumar na adolescĂȘncia e provavelmente, seus episĂłdios de bebedeira sempre foram junto com o cigarro. VocĂȘ realmente nĂŁo acredita que seu cĂ©rebro vai deixar passar batido vocĂȘ bebendo sem fumar?

Procurando na internet eu encontrei um site chamado Made for Mids e este site publicou um texto chamado: 1 Por que o ĂĄlcool afeta o seu comportamento?

Dentre inĂșmeras informaçÔes o site informa que quando ingerimos ĂĄlcool em pequenas quantidades temos a distorção da percepção da realidade, que a capacidade de discernimento Ă© perturbada e a concentração se diminuĂ­. HĂĄ tambĂ©m uma redução na timidez e a pessoa começa a se sentir despreocupada.

Mesmo em pequenas quantidades, jå não é bom para quem estå parando de fumar. Para não fumar, a pessoa tem que ter o discernimento totalmente à postos, um alto nível de força de vontade e auto controle sem bobear, fazendo com que beber não seja lå uma atitude muito acertada.

Se a pessoa resolver beber um pouquinho mais, de acordo com o mesmo site, os sintomas geralmente começam a ficar um pouco piores, começando a ter “depressĂ”es” e “agressĂ”es” mais fortes, estados de delĂ­rio e atĂ© Ă  inconsciĂȘncia, sem contar no problema motor e o vexame que vemos vĂĄrias pessoas bĂȘbadas fazendo por aĂ­.

No site hĂĄ um uma pesquisa sobre o uso de ĂĄlcool e nĂ­veis de acidentes de carro, violĂȘncia etc, por conta do abuso da bebida, mas isto foge ao que nĂłs estamos tratando aqui.

Pensando sobre a tal dopamina e as crises de humor que escrevi acima com a depressĂŁo e a agressividade que aumentarĂĄ com o uso do ĂĄlcool, pode deixar claro que a recaĂ­da para quem bebe bastante pode ser algo altamente provĂĄvel.

E Ă© geralmente isto que acontece quando a pessoa para de fumar e sai para beber no inĂ­cio do perĂ­odo, enquanto ainda estĂĄ tendo as crises de abstinĂȘncia.

E por Ășltimo neste episĂłdio do bar. Se vocĂȘ reclamada que tem vontade de fumar ainda, eu nem preciso te contar que ver outras pessoas fumando, rindo, bebendo e se divertindo, vai acender um desejo praticamente incontrolĂĄvel em vocĂȘ. NĂŁo preciso te contar que resistir a este impulso serĂĄ muito difĂ­cil. VocĂȘ serĂĄ a Ășnica pessoa no bar olhando para o cigarro alheio igual a um cachorro olhando para o frango que roda sendo assado.

Sinceramente, acredito que vocĂȘ nĂŁo precisa disto.

Agir de acordo com os nossos objetivos ajuda na conquista do resultado desejado. Quando decidirmos parar de fumar, se agirmos de acordo com os nossos objetivos e nĂŁo nos colocarmos em riscos desnecessĂĄrios, pelos menos no inĂ­cio da quebra do vĂ­cio, vocĂȘ com certeza terĂĄ muito menos episĂłdios de abstinĂȘncia ou a indesejĂĄvel recaĂ­da.

Quando vocĂȘ se sentir confiante para poder beber, vocĂȘ nem pensarĂĄ que vai ter recaĂ­da por conta da bebida pois vocĂȘ jĂĄ nĂŁo estarĂĄ mais se sentindo vulnerĂĄvel. Este dia nĂŁo sou eu nem ninguĂ©m que vai te dizer, pois cada um Ă© cada um e para vocĂȘ pode ser amanhĂŁ. VocĂȘ com certeza vai saber e isto serĂĄ sozinho.

Assim, como sempre eu venho informando que a preparação para parar de fumar é fundamental para uma parada menos conturbada. Caso queira ver como eu me preparei para parar de fumar, escrevi no Dia 247.

Vai parar de fumar, saiba que vocĂȘ pagarĂĄ o preço e eu espero que vocĂȘ faça isto como um “adulto”. Eu escrevi sobre isto no Dia 269.

JĂĄ parou de fumar? EstĂĄ no inĂ­cio da quebra do vĂ­cio? Vai parar? Conta aqui nos comentĂĄrios.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Nem pensei em cigarro hoje. Graças a Deus, tudo ok.

#acordeiatempo

Isto nĂŁo me pertence mais.

VitĂłria

#NĂŁoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

368 dias sem fumo,

14747 cigarros abaixo,

R$ 7.743 e 61d, 10:42 salvo!

#rumoaos500

Se vocĂȘ acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “SEM BEBER COMIGO” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 6h 05min, com 02h 53min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardĂ­acos mĂ©dios ficaram em 58bpm e a mĂ©dia de ruĂ­do foi de 35dB.

AmanhĂŁ serĂĄ melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteĂșdo novo aqui no blog.

Se houver alguĂ©m que vocĂȘ conheça que possa gostar deste conteĂșdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

『Bora para o 370° Dia』

  1. HEISE, Gudrun. Made for minds.: Por que o ĂĄlcool afeta o seu comportamento?. 2016. DisponĂ­vel em: https://p.dw.com/p/1HhNF. Acesso em: 21 março de 2020. ↩