Admitir pode te facilitar e muito a vida.
Você é viciado?
Admita, você é fumante e será viciado em nicotina pelo resto da sua vida.
Não estou afirmando que você é viciado para te humilhar, pelo contrário, é para facilitar a sua vida.
Há muitas pessoas que voltam a fumar porque acreditavam que somente um cigarro não faria mal, diversos livros dizem que após muito tempo sem fumar, o fumante “relaxa” e acredita que não é mais viciado, ou que parar de fumar foi fácil, ou ……..
Percebeu que estamos falando aqui de pessoas que já pararam de fumar a um bom tempo? Percebeu que estamos falando aqui de pessoas que estão voltando a fumar, pelo seu vício comportamental?
A grande maioria dos livros que eu já li sobre deixar o vicio do cigarro, lógico que com suas palavras, afirmam que o fumante tem que estar na fase “DECISIVA” (Dia 411), caso contrário, provavelmente ele não conseguirá se manter longe do vício, por acreditar que o cigarro é bom, não faz mal e te dá prazer, mesmo sabendo que isto tudo não é verdade.
Eu escrevi um tempo atrás sobre não existir somente unzinho, no Dia 386 e sim, o nosso cérebro parece que inventa uma forma tosca de nos sabotar, quando estamos falando do vício em nicotina.
Desta forma, encare esta realidade com toda a sua humildade e assuma que você é viciado nesta droga e “mesmo que não seja”, assuma para você que será sempre viciado, pelo resto da sua vida.
Nós temos que tomar muitas decisões todos os dias e uma das formas de evitar erros, é utilizando modelos pré-formatados de ações. Nosso cérebro é profissional em criar padrões. Conseguir colocar esta decisão no automático, fará com que você não tenha que decidir na hora que o seu cérebro colocar esta “casca de banana” no seu caminho.
Assim, quando eu criei a meta Parar de Fumar, na realidade ela só foi um monte de ações que eu determinei que cumpriria como foi definida, eliminando assim, a chance de dar errado em uma porcentagem muito alta, por não ter que escolher se iria ou não fazer determinada ação, por já estar escrito lá, o que eu deveria fazer, sem que eu tivesse que escolher, e consequentemente, errar.
Caso você assuma que é viciado em nicotina pelo resto da vida, você nem imaginaria acender aquele charuto para comemorar o filho de um amigo que nasceu, ou fumar para comemorar algo com alguém, ou num momento difícil, acender aquele cigarro que te ajudaria a passar por aquela situação, tudo isto porque você sabe que é viciado e como tal, não pode colocar tudo a perder.
Há, mas será mesmo que eu serei viciado para sempre? Olha, eu não sei exatamente se o seu cérebro e o seu corpo guarda uma memória tão forte que, depois de 10 anos, acendendo um cigarro, fará com que você volte a fumar como se nunca tivesse parado, mas eu tenho certeza que uma pessoa que volta a fumar, acende um cigarro um momento ou outro da sua vida e assim, este cigarro seria evitado, caso você não tivesse que decidir sobre ele.
Se você “souber” que sim, se você fumar qualquer porcaria uma vez somente, voltará a fumar, provavelmente você não voltará a fumar este 1 cigarro, para não correr o risco de voltar a fumar e novamente e reacender o vício que foi tão difícil de apagar.
Aceite que você é viciado e assuma para você, a responsabilidade de dizer que não poderá acender “aquele” cigarro novamente.
Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.
Bora realizar todos os nosso sonhos.
Força aí!!!
Falando sobre o cigarro.
Nem pensei em cigarro hoje.
#acordeiatempo
Isto não me pertence mais.
Vitória
#NãoZereOApp
Desde 18 de março de 2019:
426 dias sem fumo,
17078 cigarros abaixo,
R$ 8.966 e 71d, 03:48 salvo!
#rumoaos500
Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.
Quem sabe, ele não queira ficar “SENDO VICIADO PELO RESTO DA VIDA” comigo e somar mais um nesta guerra.
Minha noite de sono
Esta noite eu dormi no total 5h 15min, com 00h 47min de “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 71bpm e a média de ruído foi de 39dB.
Amanhã será melhor.
Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.
Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.
Até amanhã.
1 Pingback