Saber a fase que você está, é de fundamental importância para não se chatear e ter menos recaídas.
Fases do fumante
Hoje há um grande número de pessoas que está parando de fumar e também, muitas pessoas tendo as suas recaídas. Frente a isto, talvez seja interessante entender em qual fase você fumante está, para conseguir trilhar o processo da parada com o vício, na fase correta.
Assistindo um vídeo em que o 1 Dr. Drauzio Varella entrevista o Dr. Daniel Deheinzelin, pneumologista do Núcleo de Doenças Pulmonares e Torácicas do Hospital Sírio-Libanês, e a Dra. Rosely Glazer, psicóloga clínica e hospitalar do Hospital Sírio-Libanês, dentre inúmeras coisas ali explicadas, há um pequeno ponto que eu gostaria de evidenciar hoje. As fases em que o fumante pode estar, sendo elas bem distintas e fazem toda a diferença para quem está parando de fumar.
As duas fases são: contemplativa e fase decisiva. Vamos ver do que se trata cada uma destas fases:
Fase contemplativa
O fumante desta fase, geralmente sabe que deve parar de fumar, sabe que o cigarro está lhe retirando a saúde, porém continua fumando. Nesta fase, seja porque o fumante ainda é jovem e acredita que somente sofrerá os malefícios do cigarro na velhice, seja por que o fumante tenta não pensar nisto ou até, talvez possa ser pela conveniência que o fumante não quer ter que trabalhar com o vício agora, ou porque simplesmente por ignorar ou acreditar que o cigarro não lhe faça mal mesmo.
Este fumante, não está no momento de parar de fumar. Alguns fumantes sentem até culpa, mas ele “gosta de fumar”, ele gosta de sentir todos os efeitos da nicotina. A pessoa deve ainda estar ludibriada pela “devolução” momentânea da sua autonomia, que o cigarro lhe “empresta” por algum tempo, quando ele acende um cigarro. Ele ainda está na fase contemplativa e por isto, por mais que pare, ele acaba voltando por ainda não ter realmente, decidido.
Até parece que ele “não quer” parar de fumar, mas simplesmente, lhe falta a decisão. Muito provavelmente, caso ele tenha tentado parar de fumar, isto ocorreu por conta de algum amigo, familiar ou algum motivo de outra pessoa e não dele, motivo pelo qual, ele provavelmente irá recair.
Fase decisiva
O fumante desta fase, ao contrário do fumante da fase contemplativa, decidiu parar de fumar. Cada vez mais, vemos pessoas que realmente “QUEREM” ou “PRECISAM” parar de fumar. Esta pessoa pode ter tomada esta decisão por entender que é viciado em nicotina, por ele estar se sentindo doente, estar cansado de fumar, talvez estar querendo praticar um esporte e perceber que fumando é muito dificil, ter recebido um diagnóstico de seu médico lhe informando que ele não “pode” mais fumar, etc.
Seja lá qual foi o motivo que levou este fumante a tomar esta decisão, ele geralmente tem uma chance muito maior de continuar sem fumar do que os fumantes da fase contemplativa, por decidirem, assumirem o compromisso que vão deixar o cigarro e buscar ou conhecimento, ou um tratamento, a fim de realmente conseguirem se livrar deste vício.
Pode até ser que um fumante que está na fase contemplativa, ao tentar parar de fumar, algo faça a sua chave mudar e o coloque na fase decisiva. Com toda a certeza, a decisão e o compromisso que o fumante na fase decisiva assume de aguentar passar pelos desconfortos e pela crises de abstinência ao parar de fumar, seja lá qual for o método escolhido, é fundamental importância para não desistir no meio da parada.
E mais, a pessoa que ainda está na fase contemplativa, sinceramente, provavelmente não aguentará o primeiro mês sem fumar e mesmo que aguente, e consiga passar pelos principais sintomas da abstinência física, quando já estiver a bastante tempo sem fumar, recairá por falta de fundamento / decisão / entender do que se trata o vício / comprometimento, enfim, estar na fase decisiva.
A propósito, eu já escrevi sobre o que eu usei para parar de fumar no Dia 292, mas os médicos no vídeo, informaram que dos fumantes que estão na fase decisiva e tentam parar de fumar sozinhos, somente 5% realmente consegue, enquanto os que fazem um tratamento com equipe multidisciplinar, tem 50% de chance de conseguir parar de continuar sem fumar.
Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.
Bora realizar todos os nosso sonhos.
Força aí!!!
Falando sobre o cigarro.
Contente por estar na fase decisiva quando eu parei de fumar.
#acordeiatempo
Isto não me pertence mais.
Vitória
#NãoZereOApp
Desde 18 de março de 2019:
410 dias sem fumo,
16435 cigarros abaixo,
R$ 8.629 e 68d, 11:30 salvo!
#rumoaos500
Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.
Quem sabe, ele não queira ficar “DECIDIDO” comigo e somar mais um nesta guerra.
Minha noite de sono
Esta noite eu dormi no total 5h 28min, com 00h 28min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 81bpm e a média de ruído foi de 40dB.
Amanhã será melhor.
Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.
Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.
Até amanhã.
『Bora para o 412° Dia』
- VARELLA, Drauzio, Canal do Youtube: Drauzio Varella. Tabagismo | Ao Vivão #08. 2018. Disponível em: https://youtu.be/xuApdPXm1Gw. Acessado em: 02/05/2020. ↩
2 Pingbacks