Talvez inverter a pergunta ajude a responder.

O que se ganha ao parar de fumar?

Esta é uma pergunta bem comum que fazemos quando paramos de fumar. Vejo muitas pessoas, após algumas horas / dias / semanas, em meio as suas crises de abstinência, se questionando a este respeito.

Eu já escrevi sobre não duvidar da decisão que tomamos no Dia 395, mas este o questionamento é legitimo, tendo em vista que quem para de fumar, sente dor de cabeça, o seu sistema nervoso inteiro fica bem “nervoso”, sente tontura, ansiedade, etc. Todos os sintomas da abstinência vem de uma vez e sinceramente, responda para esta pessoa que está sentindo tudo isto junto, em desespero na sua frente. O QUE GANHAMOS EXATAMENTE QUANDO CONSEGUIMOS PARAR DE FUMAR?

Quem está aflito e com medo de sentir isto tudo pelo resto da vida, fica com a noção de futuro e o seu horizonte de tempo bem curto. O sofrimento fica cada vez maior, fazendo realmente a pessoa acreditar que acender um cigarro é a melhor opção naquele momento. O fumante sabe que se acender um cigarro, como um passe de mágica, todos estes sintomas vão sumir e a sua vida voltará ao “normal”.

Mas pensando bem, para encontrar uma resposta, talvez seja mais fácil inverter a pergunta, ficando da seguinte forma: O que se ganha ao fumar?

Se vc falar para um NÃO FUMANTE que ele terá que fumar um cigarro para se concentrar, para não ficar irritado, para não ter dor de cabeça, para não ter qualquer tipo de sintoma da abstinência da nicotina, ele vai rir da sua cara, porque ele não vai fumar absolutamente nada e continuará a sua vida normalmente, sem sofrer nada disto.

Agora, experimenta tirar o cigarro do fumante e falar para ele que mês que vem ele fumará novamente. O que você acha que vai acontecer?

Ele vai sofrer todos os sintomas da crise de abstinência, somente tendo fim estes sintomas, caso ele pare de fumar, quando cessarem ou caso ele continue fumando, pelo resto da sua vida.

RESPONDENDO A PERGUNTA ORIGINAL

O QUE SE GANHA AO PARAR DE FUMAR?

LIBERDADE e todos os outros benefícios como melhora na saúde, economia de dinheiro, cheiro do perfume, hálito fresco, etc.

Agora explicarei a resposta simplista dada acima:

O fumante é OBRIGADO a fumar cigarro todo o tempo, toda a sua vida, querendo ou não, doente ou sadio, para SOBREVIVER “normalmente” por mais alguns minutos. Funciona da seguinte forma: O fumante fuma um cigarro e após 20 minutos, 30 minutos, 120 minutos ou quantos minutos a sua dependência química MANDAR você fumar novamente. Depois destes minutos, começam os sintomas básicos de dor de cabeça, sono, nervosismo, tremedeira, etc, MANDANDO o fumante fumar outro cigarro. O fumante novamente acende mais um cigarro, que vira a ampulheta e recomeça a contagem regressiva para mais 20 minutos, 30 minutos, 120 minutos, quando, o cigarro novamente manda você fumar outro cigarro que lhe dá mais 20 minutos, 30 minutos, 120 minutos e aí, você vai entrar num banco e fuma um cigarro antes para garantir uma fila tranquila, e fica mais 20 minutos, 30 minutos, 120 minutos quando você começa novamente a sentir os sintomas e é OBRIGADO a fumar mais um cigarro para cessar os sintomas por mais 20 minutos, 30 minutos, 120 minutos ……….

Este loop vai durar o resto da sua vida ou quando o fumante realmente decidir sair deste loop. Não é fácil, mas realmente liberta e é possível.

Não tem nada de prazer em fumar, é só a devolução dos seus sentidos mais básicos que o próprio cigarro lhe retira, quando você começou a se viciar lá no início do vício e você realmente acredita que é prazer até hoje. Parando de fumar, o que acima eu chamei de “LIBERDADE”, significa sair deste loop infinito que acredito que se você realmente soubesse que entraria nele pelo resto da sua vida, talvez nunca se viciasse.

Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Feliz por estar fora deste loop infinito.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

406 dias sem fumo,

16278 cigarros abaixo,

R$ 8.546 e 67d, 19:48 salvo!

#rumoaos500

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “GANHANDO LIBERDADE” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 5h 00min, com 02h 05min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 75bpm e a média de ruído foi de 36dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 408° Dia