Quando falamos em parar de fumar, falamos de lidar com o vício de uma das drogas mais terríveis que há no mundo e mesmo assim, há quem coloca o caráter do combatente em jogo.
Não tem nada a ver com caráter
Quando uma pessoa deixa o cigarro, há diversos fatores que poderão fazer com que a pessoa sofra uma recaída. Geralmente são várias tentativas que a grande maioria dos fumantes tem, antes de realmente conseguir se livrar do vício.
O caráter desta pessoa não está em jogo quando ela deixa de fumar. Ela não deixa de ter palavra, ela não deixa de ser uma pessoa boa ou ruim, ela não deixa de falar a verdade, nada, ela somente é viciada em nicotina e tentando largar o vício.
Há pessoas que julgam uma pessoa que tem recaída como uma pessoa sem vontade, sem valor, mentirosa, sem objetivo, sem palavra, que não é homem/mulher, etc. Geralmente quem faz estas afirmações não é fumante e realmente, não tem a mínima noção do que o fumante está passando para largar o cigarro.
Os fumantes, quando quererem parar de fumar, geralmente tenta mais de três vezes antes de conseguir realmente largar o cigarro. Dos fumantes que tentam largar o vício, 90% deles voltam antes de completar um ano sem o cigarro. Desta forma, não acredito que seja sábio dizer que 90% das pessoas que tentam parar de fumar tem todos aqueles adjetivos citados acima.
Eu acredito que o preparo para enfrentar este vício, seja uma das coisas mais importantes para se lograr êxito na tentativa. O preparo envolve algumas coisas como tomar conhecimento do que é o vício do cigarro, qual o grau de dependência que você tem, quais são e quanto tempo dura aproximadamente os principais sintomas da síndrome de abstinência, saber que todas estes sintomas sumirão com o passar do tempo e que a vida sem o cigarro, é uma vida realmente livre e boa, muito melhor do que a vida com o cigarro.
Ter caráter é algo que não se confunde quando se fala em largar o vício. O fumante que quer parar de fumar, pode recair e na grande maioria das vezes, realmente recai. O vício do cigarro, é realmente algo muito forte, tanto que há diversos tratamentos disponibilizados até pelo Estado, tamanho é o problema que o “cigarrinho” causa na sociedade.
Assim, antes de falar “abobrinhas” sobre uma pessoa que teve uma recaída, mostre este blog para ela e veja se ela não está precisando de ajuda. Com certeza, tudo o que esta pessoa não precisa é de palavras levianas neste momento.
Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.
Bora realizar todos os nosso sonhos.
Força aí!!!
Falando sobre o cigarro.
Não não, sem pensar em cigarro.
#acordeiatempo
Isto não me pertence mais.
Vitória
#NãoZereOApp
Desde 18 de março de 2019:
391 dias sem fumo,
15674 cigarros abaixo,
R$ 8.229 e 65d, 07:24 salvo!
#rumoaos500
Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.
Quem sabe, ele não queira ficar “ME PREPARANDO PARA NÃO RECAIR” comigo e somar mais um nesta guerra.
Minha noite de sono
Esta noite eu dormi no total 7h 30min, com 01h 15min de “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 65bpm e a média de ruído foi de 35dB.
Amanhã será melhor.
Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.
Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.
Até amanhã.
1 Pingback