Uma das primeiras coisas que voltam ao normal é o paladar, e eu nem escrevi sobre. Que mancada.
O paladar do ex-fumante.
Para falar sobre o paladar, acredito que devemos primeiro devemos falar sobre a boca como um todo do fumante. Em uma rápida pesquisa na internet, descobri vários sites que relatavam várias coisas sobre as papilas gustativas e as alterações causadas pelo tabaco e tal. Encontrei no site da Revista Super Interessante, o texto 1Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano? e lá, dentre vários males que eu não quero nem escrever aqui para não atrair, havia a parte relacionada a boca.
Assim, o site descreve que além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e aumenta a chance de cáries. Informa sobre a alteração das papilas gustativas e o risco de câncer na boca que é aumentada no fumante.
Assim, começamos aqui com a parte da boca que eu percebi que pelo menos por onde eu passei, não encontrei ninguém falando sobre os dentes amarelos que o cigarro deixa no fumante.
Percebi também que a grande maioria dos sites escrevem basicamente que o cigarro altera as papilas gustativas. Vários sites relatam um estudo feito por 62 militares das forças armadas grega, e sinceramente, não sei qual foi o site que escreveu primeiro sobre o estudo, mas eu percebi que nenhum (dos que eu vi) informou realmente a fonte deste estudo, onde eu pudesse realmente ver o original, logo, não vou nem comentar aqui nada sobre ele.
E no final das contas a alteração do paladar do fumante ocorre por conta destas papilas, seja ela modificada, queimada com o calor da fumaça, ou aumentada em seu tamanho ou diminuída em seu número. Isto não me importa muito, o que realmente me importa é que o fumante não sentirá o gosto dos alimentos como uma pessoa que não fuma sente.
Pronto, não vou me estender em como há a modificação de papilas porque para mim, exatamente em nada será modificado. Somente colocarei aqui um texto que eu li e no final, descobri que o autor realmente expõe o que muitas pessoas somente depois de parar de fumar percebem. Este texto foi traduzido pela Marina Schnoor e se chama 2Parei de fumar e meu paladar continua uma bosta. Basicamente ele informa sobre a sutil forma de perceber que modificamos nossos hábitos alimentares quando paramos de fumar por conta do nosso “novo” paladar.
Assim, é exposto neste texto que os fumante geralmente comem comidas mais gordurosas e preferir gostos mais doces, por conta do paladar do fumante não conseguir captar todas as notas destes tipos de alimentos.
O autor trabalha com gastronomia e no final do texto ele expõe que não sentiu nenhuma modificação no seu paladar, mas acabou por modificar a forma de cozinhar justamente porque agora consegue diferenciar melhor os sabores dos alimentos e temperos.
E eu realmente acreditei naquela propaganda que dizia:
Venha para onde está o sabor. Venha para o mundo de Marlboro.
É simples assim, para de fumar que o seu paladar ficará mais aguçado, você conseguirá sentir melhor os sabores e somado com o seu olfato também melhorado, a sua experiência à mesa será muito melhor.
Esta modificação ocorrerá bem no início, mais ou menos uma ou duas semanas sem cigarros já se percebe alguma diferença. Na meta parar de fumar, inseri no item 7.11 e também no dia Dia 27, a percepção tanto do olfato quanto do paladar melhorado.
Acredito que não seja necessário por conta disto se preocupar em engordar, mas se isto lhe incomodar, eu já escrevi sobre parar de fumar e não necessariamente engordar por conta disto no Dia 236.
Hoje é o dia em que eu saborearei a ceia de Natal com meu paladar renovado e vamos ver como será.
Um feliz natal para todos.
Bora realizar todos os nosso desejos.
Força aí!!!
#semcigarroémaisgostoso
Falando sobre o cigarro.
Nem pensei nisto hoje.
#acordeiatempo
Isto não me pertence mais.
Vitória
#NãoZereOApp
Desde 18 de março de 2019:
280 dias sem fumo,
5610 cigarros abaixo,
R$ 2.805 e 23d, 09:00 salvo!
#rumoaos300
Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.
Quem sabe, ele não queira ficar “COMENDO GOSTOSO” comigo e somar mais um nesta guerra.
Minha noite de sono
Esta noite eu dormi no total 5h 21min, com 01h 20min de “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 61bpm e a média de ruído foi de 41dB.
Amanhã será melhor.
Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.
Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.
Até amanhã.
『Bora para o 282° Dia』
- PINSKY, Luciana. Super Interessante. 2018. Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-males-que-o-cigarro-provoca-no-corpo-humano/. Acessado em 24/12/2019. ↩
- RENOLEAU, Elise. Traduzido por Marina Schnoor. Parei de fumar e meu paladar continua uma bosta. 2018. Disponível em:https://www.vice.com/pt_br/article/vbx9py/parar-fumar-paladar-bosta. Acessado em 24/12/2019. ↩
3 de janeiro de 2020 at 19:05
Parabéns amigo ótimo trabalho, estou no 2 dia e né ajuda muito ler os seus relatos
4 de janeiro de 2020 at 09:13
Bom dia Laercio,
Estes primeiros dias são muitos difíceis, mas saiba que este deserto que você está passando tem fim.
Logo logo as coisas melhoram e saber pelo que você provavelmente vai passar, acredito que lhe ajudará e muito a passar.
Caso queira ver, na meta Parar de Fumar nos itens 6 e 7 tem alguns sintomas que eu senti e quando eles começaram e terminaram.
Lhe desejo sorte, muita força de vontade e determinação.
Feliz 2020
Força ai!!!