Você realmente acredita que em 21 dias modificará determinado hábito?

Teoria dos 21 dias

Há quem diga que se você fizer determinada ação por 21 dias consecutivos, você automatizará está ação, criando assim um novo hábito.

Da mesma forma, para retirar determinada ação automática da sua vida, com 21 dias você conseguirá modifica-la, caso consiga manter esta “modificação” por 21 dias consecutivos.

Em parte isto até é verdade, porém, sinto informar que isto geralmente não funciona exatamente desta forma. Até é possível que em 21 dias você consiga implantar, modificar ou retirar algum hábito de sua vida, porém, este número de 21 dias é somente um tempo mínimo e não, exatamente um prazo para concretização deste objetivo.

No caso do cigarro, que é um vício em que as pessoas geralmente fumam por décadas, aliado com o vício como um todo que tem além do próprio hábito, o vício comportamental, o social, o físico e por aí vai, talvez seja um pouco mais extenso este período em busca da felicidade.

A história dos 21 dias se deu na década de 1950, quando um cirurgião chamado Maxxwell Maltz descobriu um padrão em seus pacientes. Este médico era expert em amputações e cirurgias plásticas, e percebeu que em “pelo menos” 21 dias, seus pacientes modificavam a percepção de suas cirurgias.

Desta forma, uma pessoa que amputou sua perna, “pelo menos” nos primeiros 21 dias agia como se ainda tivesse a sua perna, mesmo sabendo que já havia feito a operação.

Assim, este médico escreveu um 1livro que dentre outras coisas, ele informou que “no mínimo 21 dias” são necessários para se aprender um novo hábito. O problema é que as pessoas diminuem as coisas e com a repetição, os “pelo menos 21 dias” se transformaram em “21 dias”.

Para pararmos de fumar, sinceramente não importa a quantidade de dias exatos que você conseguirá não ir atrás do cigarro, porque cada pessoa é uma pessoa, que tem um nível de vício diferente e que tem uma facilidade ou dificuldade diferente em colocar em prática seus planos e criar seus novos hábitos.

Não será em um dia certo que o você deixará de tentar encontrar o maço de cigarro no bolso. Isto vai acontecer, porém, cada pessoa tem uma quantidade de tempo própria.

E mais, para quem vai parar de fumar, não se pode e nem deve criar uma meta com tempo limitado e nem muito menos, para um curto espaço de tempo. Isto porque esta meta vai ser colocada em prática pelo resto de sua vida.

Outra coisa, se você não pensar mais em cigarro no 21º, 50º ou no 100º dia, não importa, contanto que você passe pelo 1º, 2º, 3º…. e galgue o seu dia específico.

Se você for forte, certamente chegará no dia em que nem vai nem lembrar de acender um cigarro, mesmo com muitos fumantes em sua volta.

Acredite, esta lembrança é temporária e contando o tempo que geralmente as pessoas fumam antes de parar de fumar, é muito pequeno comparado ao tempo fumado.

Somente para ilustrar, todos os sites pesquisados para a elaboração deste texto, como a 2Revista Galileu, o 3Blog águias, o site do 4Tiago Benevides, o site do 5ICB, informam que o valor médio para realizar determinada criação, modificação ou eliminação de um hábito é de 66 dias, em média.

Com certeza, a maioria dos sites também informa sobre a importância tanto da força de vontade, quanto da perseverança, tendo em vista que é com estas ferramentas que você vai alcançar o seu objetivo.

Assim, certo que antes de você parar de fumar, criará a sua meta e deixará este processo muito mais fácil, fico por aqui, desejando que você também consiga.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Xiiiii, acredito que consegui realizar a modificação do hábito e nem lembrei de fumar hoje.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

225 dias sem fumo,

4507 cigarros abaixo,

R$ 2.254 e 18d, 18:42 salvo!

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “PASSANDO DOS 21 DIAS” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 6h 07min, com 02h 16min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 63bpm.

A sincronização entre o Apple Watch e o Iphone voltou a funcionar.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 227° Dia

  1. MALTZ, Maxwell. Liberte sua personalidade: uma nova maneira de dar mais vida á sua vida. Redes de computadores. 5. ed. Summus Editorial, 1981.
  2. FREITAS, Ana. Galileu. Quanto Tempo leva até algo se transformar em um hábito?. 2014. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2014/09/quanto-tempo-leva-ate-algo-se-transformar-em-um-habito.html. Acessado em: 26/10/2019
  3. TORMEN, Jader. O Poder Do Hábito | Quanto Tempo Leva Para Formar Um Novo Hábito? Disponível em https://gerandoaguias.com/o-poder-do-habito/. Acessado em: 26/10/2019
  4. BENEVIDES, Tiago. Tiago Benevides. Mudar de Hábito em 21 dias? Será verdade? 2017. Disponível em: http://tiagobenevides.com.br/destaque/mudar-de-habito-em-21-dias-sera/. Acessado em: 26/10/2019.
  5. MARQUE, José Roberto. IBC Instituto Brasileiro de Coaching. Conheça a teoria dos 21 dias. 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/conheca-teoria-dos-21-dias/. Acessado em: 26/10/2019.