Mais um episódio da Série Brasil Sem Cigarro. Vou tentar fechar esta semana a série que tem somente 6 episódios.

Meta 15km até os 38 anos – 101 dias – Hoje é dia de descanso

Hoje é dia de descanso e eu estou exercitando meu descanso.

Série Brasil sem cigarro 04/06

Hoje eu assisti o episódio 04 e fiquei puto com a Camila, rssss. Vamos ver o que aconteceu:

O episódio que estou descrevendo aqui foi visto pelo vídeo publicado no Youtube no canal do Centro de Apoio ao Tabagismo, no vídeo 1CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 4/6.

Após duas semanas sem cigarro, os personagens estão “ganhando tempo sem cigarro”. Eu acabei de passar por isto e sei que não é impossível, porém é difícil e sim, e não pode dar bobeira.

Carlos almoçou com os olhos vendados para poder sentir seu paladar mais aguçado.

A Cristina resolveu encontrar com suas amigas e passar vontade de fumar bebendo cerveja com elas. Caramba, isto não é legal, mais ela foi e se saiu bem.

A Camila foi assistir um jogo do timão e só conseguiu falar em voltar a fumar e de toda a vontade que ela tem de voltar. Aí fica difícil. Falar em voltar a fumar sempre somente aumenta vontade de fumar. A pessoa que está parando de fumar, tem que ocupar a mente com outra coisa e passar por este período.

A Camila acabou tendo um recaída e fumou um cigarro, porém continuou no programa e voltou a não fumar novamente.

Todos os 3 personagens começaram a fumar antes dos 18 anos e 75% das pessoas que fumam, começaram antes dos 18 anos. Assim, a Organização Mundial da Saúde – ONS considera o tabagismo uma doença pediátrica. (Caramba, eu falei sobre isto dias atrás, no Dia 70, na parte “Falando sobre cigarro”)

Eu não posso falar que a Camila teve uma recaída porque ela deu 3 tragos num cigarro, mais, realmente, ela teve uma recaída.

Eu sei porque já tive inúmeras tentativas de parar de fumar e já tive várias recaídas e aprendi que se eu fumar qualquer porcaria, acabarei voltando a fumar.

TEM QUE SER RADICAL

O Dr. Drauzio informou que geralmente o fumante deixa de fumar definitivamente após a 4ª tentativa.

Após duas semanas, todos passaram pelo monoxímetro novamente e obtiveram o seguinte resultado:

  • Camila – 16, agora 4ppm (ela deu as 3 tragadas dela, rssss)
  • Carlos – 26ppm – agora 1ppm
  • Cristiane – 8ppm – agora 1ppm

A Malu Mader é ex-fumante e deu um depoimento falando sobre parar de fumar e o como tem que ser radical, pois senão acaba voltando novamente.

Falando sobre o cigarro.

Hoje eu estava com alguns clientes no escritório e um deles pediu para descer para fumar um cigarro. Aí eu falei, só se você me levar junto e olha que tenho mais de 70 dias que eu não fumo.

Ela riu e disse para mim:

Da última vez que eu parei de fumar, fiquei 13 anos sem fumar.

Ta certo que da última vez que eu parei de fumar, fiquei um aninho, mais uma coisa é fato: É muito importante a reafirmação diária dos nosso objetivos. Após 13 anos a pessoa não vai ficar lendo a mesma meta todos os dias, porém, ela saberá exatamente o porque que ela não vai ter determinada conduta, tendo em vista que quando ela resolveu ter determinado objetivo, ele planejou e continuou com muita força, todos os dias, por bastante tempo, reafirmando. Logo, ela não vai precisa mais ler diariamente porque já colocou dentro do seu hábito diário tal ação, e os motivos também. 😉

Desta forma, força que eu não voltarei aos 13, nem a pau.

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

71 dias sem fumo,

1439 cigarros abaixo,

R$ 720 e 5d, 23:54 salvo!

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “REAFIRMANDO DIARIAMENTE” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 6h 01min, com 02h 15min na soma de “Sonolento / Repousando” e “Sono Profundo”. Tecnicamente eu não acordei nenhuma vez esta noite, mais foi bem conturbado meu sono hoje. Os batimentos cardíacos médios ficaram bem altos, 65bpm.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 73° Dia

  1. VARELLA, Drauzio. Centro de Apoio ao Tabagista. CAT Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 4/6. 2011. Acessado em: https://youtu.be/MePi-arVklY. Visitado em 29/05/2019.